Aula 2.0, Versão Beta – Ferramentas web 2.0 no ensino

Este foi o tema da apresentação que levei ao eLearnig Day 08, do CITEVE, em Famalicão. Como referi no post anterior, a ideia era partilhar um pouco do que tenho feito, sem pretensões de apresentar modelos, mas apenas experiências. A utilização deste tipo de ferramentas nas aulas das minhas disciplinas iniciou-se no ano anterior e continuou neste ano. A experiência realizada no ano passado, permitiu-me definir um plano de actuação mais coordenado para o presente ano lectivo (ver esquema nos slides). Centrei a actividade principal numa comunidade a que chamámos “B de Biologia”, no Ning, substituindo os blogues de grupos do ano anterior. A comunidade passou a ser o espaço fundamental de interacção entre os diferentes membros da turma (e, eventualmente, de fora dela). Para já parece estar tudo a correr como planeado. A comunidade tem-se revelado dinâmica com as diferentes formas de comunicação que se foram estabelecendo e com a incorporação dos trabalhos realizados noutras ferramentas, partilhando-os com toda a comunidade.

Slides da apresentação:

Voltemos à comunicação no eLearning Day e à sua explicação. Para passar a “mensagem” de uma forma mais agradável criei uma metáfora em que a “aula 2.0, versão beta” vinha dentro de uma pequena caixa “mágica”. Para perceber esta metáfora é fundamental visualizar o vídeo feito pelos meus alunos que incluo neste post mas ao qual vou dedicar um outro post.
Na parte inicial da apresentação procurei enquadrar e justificar a utilização das ferramentas Web 2.0 nas aulas das minhas disciplinas. Posteriormente apresentei um esquema da organização da “aula 2.0” que penso transmitir, de forma fácil, a estratégia global de actuação, e passei, então, às fichas da nossa caixa que correspondiam a exemplos de actividades realizadas. Aqui optei separá-las por actividades e não por ferramentas, visto que deverá ser a definição das actividades a condicionar as ferramentas a seleccionar (o que não exclui a possibilidade e/ou necessidade de haver, também, uma adequação das primeiras às segundas).
Depois de apresentados os exemplos, o vídeo apresenta o olhar dos alunos sobre a “aula 2.0”.
Algumas considerações minhas, resultantes da minha observação do trabalho deles e não de uma avaliação formal (a realizar no final do ano lectivo) , constituem o “meu olhar”.
Por último explico o porquê da versão beta, concluindo que talvez ainda se trate de uma versão alfa. 🙂

O vídeo:

Nota: Já me esquecia de referir que a música do vídeo é original e foi composta pelo André. 🙂

Anúncios

2 Respostas

  1. Muitos parabéns a todos pela experiência. Apenas acrescentaria mais uma tag a este post: pessoas. Do meu ponto de vista foi o que conseguiram trazer, de uma forma diferente, à sala de aula e ao processo de ensino-aprendizagem. As pessoas, os seus interesses, as suas formas de comunicar.
    Uma vez mais, muitos parabéns 🙂

  2. Excelente!!! este blogue cada vez está melhor! Beijinho!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: